No mundo dos negócios – especialmente os online – há muito para ser falado sobre ser pequeno. Pequeno significa ser ágil, desimpedido e capaz de reagir a exigências de mercados instáveis. Infelizmente, também podem significar ser subfinanciado e inexperiente que, nesse caso, se um potencial cliente percebe que você é novo na área, pode fazer com que ele procure alguém mais experiente uma vez que se assume que eles são mais seguros.
Então quais são os truques para parecer mais estabilizado na área quando você está começando?
Isso não é básico. Num mundo onde as pessoas estão acostumadas à marketing “limpo” e internet rápida, clientes online são ágeis e cheios de opções. Ter um website profissional é a ferramenta mais importante para fazer com que seu negócio pareça estabilizado e profissional. É provável que seu website seja o primeiro contato com potenciais clientes, por esse motivo, é imperativo uma boa primeira impressão. Para alcançar isso você não precisa ser um gênio da informática, nem um milionário. Com os avanços dos websites “faça-você-mesmo” e mais profissionais oferecendo criações rápidas e estilosas ao preço de um bom corte de cabelo, não existem desculpas para visuais ruins e páginas desajeitadas e entupidas de informações.
Como humanos, seres visuais, nos julgamos rapidamente com base no que vemos. Tenha em mente que os fundamentais para um bom site é um design simples, limpo, intuitivo e funcional com imagens de qualidade, conciso e conteúdo informativo e “call-to-actions” simples.
Escreva textos curtos e concisos; evite escrever redações. Mantenha os clientes focados e lembre-se que são os seus principais clientes e, portanto, que você está escrevendo para eles. Existem inúmeras bibliotecas de imagens grátis e baratas. Use sempre imagens de ótima resolução e essas se transformarão imediatamente em estilo e qualidade.
Faça um esforço para ser memorável. Isso começa com um ótimo nome para sua companhia.
Muitos empreendedores individuais esquecem essa passo fundamental, que pode ser a virada de jogo quando se trata de como seus clientes veem a sua companhia, se é que eles a veem.
Onde antes existia um problema em comprar um domínio para sua companhia, com a recente disponibilidade de novos locais e serviços específicos de domínios melhores ou domínios de topo genérico – como .london e, hum, .ninja, existe pouca desculpa para ser esquecível e impronunciável.
Fique longe de trava-línguas e nome de antigos animais de estimação.
Logotipos ativam memórias. Seu negócio pode ser pequeno, mas não quer dizer que você você não precisa se preocupar em criar um logo inesquecível e uma marca confiável. Cinco pontos principais para considerar quando você criar um design para seu logotipo:
1) Simples
2) Memorável
3) Atemporal
4) Versátil
5) Apropriado
Isso pode levar tempo para acertar mas compensa o investimento se você deseja projetar profissionalismo e longevidade.
você[email protected] pode ter sido hilário por algum tempo, mas agora que você está em um negócio não vai mais funcionar. Ter um endereço de e-mail específico e oficial de sua companhia é uma necessidade quando você quer passar a imagem de um negócio estabilizado e que instiga confiança nos seus clientes. Usar um e-mail comum passa instantaneamente a impressão de que seu negócio é mais de um homem do que um exército.
–
Henry Lewington é o diretor do WedEden.co.uk. Traduzido de: Small Business.
-