O que toda empresa deve saber sobre contabilidade?

setembro 30, 2014

Quais são as responsabilidades do Contador?

Em nosso país, todas as companhias devem ter um(a) contador(a) certificado(a) com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para que ele ou ela possam representar a companhia e fazer a ponte com as instituições governamentais.

As atividades exercidas pelo contador dentro das organizações variam de acordo com o contrato estabelecido entre eles, mas existem alguns exercícios principais que são:

  1. Relatórios
    1. Balanço patrimonial (anual)
    2. Demonstração de Resultados do Exercício (DRE – anual ou periódico)
  2. Declarações
    1. Imposto de renda
    2. Serviços prestados
    3. Notas fiscais de compras e vendas de produtos
  3. Emissão de guias de impostos
    1. Cada imposto tem sua data de vencimento específica
  4. Guias de impostos sobre folhas de pagamento
    1. FGTS
    2. IRPF
    3. GPS (INSS)
    4. Sindicatos

No que você pode auxiliar seu contador?

Todas as declarações e guias que seu contador precisa enviar dependem do que aconteceu em sua companhia, notas fiscais de receitas e despesas – todas bem classificadas.

- Emitir corretamente notas fiscais sobre vendas e repassar essas notas ao contador.

- Manter o controle detalhado do seu fluxo de caixa, para saber o que entrou e saiu, e, ser então enviado ao seu contador.

 

 

Para você manter sua contabilidade saudável, juntamente com o financeiro, recomendamos o GetControl para a gestão de sua companhia. Nele você encontra todas as ferramentas para auxiliar no trabalho de seu contador e em suas decisões financeiras dentro de sua companhia.

Faça o teste: GetControl

 

 

Adaptado de: Saia do Lugar 

homecloudcloud-synccloud-checkdatabaseenveloperocket