Características do Comportamento Empreendedor

maio 21, 2013

Características do Comportamento EmpreendedorSaiba quais são as Características do Comportamento Empreendedor neste artigo.

O psicólogo americano David C. McClelland foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Destacou o papel dos homens de negócios na sociedade e suas contribuições para o desenvolvimento econômico. Relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.
Tendo como base os estudos de McClelland, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) instituiu um programa para o aprimoramento de empreendedores, o Empretec. No Brasil este programa é gerenciado e aplicado SEBRAE. O Empretec trabalha 10 características do comportamento empreendedor, que são:
1 – Busca de oportunidades e iniciativa: Aproveitar as oportunidades, fazer as coisas antes de forçado pelas circunstâncias e agir para expandir os negócios.
2 – Correr riscos calculados: Expor-se a situações de risco moderado, avaliar alternativas, calcular os riscos e agir para controlar resultados e reduzir riscos.
3 – Exigência de qualidade e eficiência: Fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato, exceder os padrões de excelência e assegurar o trabalho terminado a tempo e na qualidade combinada.
4 – Persistência: Agir diante dos obstáculos, mudar a estratégia para enfrentar desafios, assumir responsabilidade para atingir as metas.
5 – Persuasão e rede contatos: Usar estratégias para influenciar os outros, usar pessoas chaves para atingir objetivos, agir para desenvolver relações comerciais.
6 – Independência e auto confiança: Buscar autonomia, manter seu ponto de vista diante da oposição, expressar confiança na própria capacidade.
7 – Comprometimento: Fazer sacrifício pessoal para completar a tarefa, colaborar com funcionários para terminar um trabalho, manter o cliente satisfeito.
8 – Busca de informações: Dedicar-se a obter informações necessárias ao negócio, investigar como fazer o produto ou serviço, consultar especialistas.
9 – Estabelecimento de metas: Estabelecer objetivos e metas, definir objetivos e metas claras e específicas, estabelecer metas mensuráveis.
10 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos: Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas, revisar seus planos frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões.
Estas características não são natas, mas sim aprendidas, com experiências profissionais e conhecimentos adquiridos durante o passar dos anos. Aos empreendedores o ideal é fazer uma auto-avaliação, identificando quais características estão com maior nível de desenvolvimento e quais precisam ser desenvolvidas. (Fonte: Blog Prof. Murara)

Conheça o GetControl e faça a gestão de sua empresa.

homecloudcloud-synccloud-checkdatabaseenveloperocket