A Importância da Liderança pelo Exemplo

dezembro 19, 2014

Liderança é um processo pelo qual um indivíduo influencia os comportamentos, atitudes e pensamentos de outros. Líderes estabelecem as direções ajudando outros a enxergar o que está a frente deles e a superar os desafios. Eles veem o potencial de cada um e conseguem encorajar e inspirar aqueles ao seu redor. Liderar pelo exemplo é um traço de grandes líderes. Um grupo de indivíduos com uma liderança fraca poderá rapidamente entrar em conflito, pois todos enxergam as coisas diferentemente e vão, naturalmente, procurar soluções diferentes.

Ética
Líderes podem levar nações e negócios em caminhos positivos ou negativos. Por exemplo, Adolf Hitler era uma grande líder, mas colocou suas habilidade para fazer o mau. Em contraste, um líder de uma organização de caridade pode usar as mesmas habilidades para guiar um grupo que ajuda outros. Ética é um dos elementos chave para a liderança. Ela é a bússola interna que motiva e direciona o líder para aquilo que é correto e justo, e é a ética que os guia para que as suas habilidades sejam utilizadas para causas nobres.

Liderança pela Ação
Líderes devem lidar com suas ações e palavras. Eles conseguem passar efetivamente intenções em realidade ao agir dentro dos conceitos e mensagens que querem passar e ao que dizem aos que estão ao seu redor. Liderança é a ação de estabelecer o exemplo correto para aqueles que o seguem, é também demonstrar efetivamente suas crenças, não somente falando sobre elas. Pessoas que dizem algo mas fazem outra perdem facilmente sua credibilidade,

Padrão por Exemplo
As ações dos líderes passam padrões não verbalizados dobre o que é aceitável ou não. Seguidores aprender sobre comportamentos aceitáveis por observação. Por exemplo um líder pode, conscientemente ou não, estabelecer o código de vestimentas do escritório somente ao utilizar certo estilo de roupa no trabalho. E é por esse motivo que líderes precisam cuidar com seu comportamento e estilo de vida; seguidores estão observando, aprendendo e imitando o que os líderes fazem.

Altos padrões
Para uma organização crescer, as pessoas que estão dentro também precisam crescer. O caminho para os líderes levarem sua equipe para padrões mais altos é comprometer-se com maiores desafios. As habilidades, talentos e características de um líder provém àqueles que estão ao seu redor uma fundação na qual eles mesmos podem crescer, tanto como indivíduos quanto como grupos. Ao ser um exemplo de disciplina e unidade, o líder encoraja àquele que o seguem a adotarem maiores padrões também.

Por: Chris Newton
Leia o original (inglês) aqui.

homecloudcloud-synccloud-checkdatabaseenveloperocket